PIBID – UFV

ORIENTAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DOS VALORES DE CUSTEIO

 

 

Importante:

A soma dos valores solicitados para diária, serviços de hospedagem e passagens e despesas com locomoção está limitada a 40% (quarenta por cento) do total do recurso de custeio de cada subprojeto. Ademais, a concessão destas despesas, conforme consta nas determinações da CAPES, deverá privilegiar a participação em eventos e saídas de estudos dos bolsistas de iniciação à docência, de forma que o total destas despesas empreendidas com os licenciandos deverá ser maior do que o gasto com os demais bolsistas do projeto.

 

 

Procedimentos gerais para realização de compras

 

1.      Para toda compra, de qualquer valor, são necessários três orçamentos de mesmo conteúdo, datado, carimbado e assinado pelas respectivas empresas que os apresentarem.

2.      Em toda compra a Nota Fiscal precisa ser emitida conforme dados abaixo:

 

Leacir Nogueira Bastos/CAPES/<nome_subprojeto>

CPF: 180.756.736-20

Universidade Federal de Viçosa

Campus Universitário

36570-900

3.      Muito embora cupom fiscal seja aceito, dê preferência para Nota Fiscal impressa ou eletrônica.

4.      Somente posso emitir cheque para pagamento de qualquer despesa se o valor da nota fiscal coincidir com o orçamento de menor valor e a nota tenham sido emitidos conforme dados do item (2) acima.

5.      Até que tenhamos um espaço próprio, para receber o cheque é necessário que o coordenador, ou alguém por ele indicado, venha ao meu gabinete trazendo a nota fiscal e os orçamentos coletados.

6.      Formulários para diárias de coordenador (CA, CG e CI), auxílio estudantil para bolsistas ID e supervisor  estão disponíveis na página do PIBID no endereço URL  http://www.pibid.ufv.br .

7.      Conforme determinação da CAPES, somente bolsista apresentador de trabalho pode solicitar diária para evento acadêmico-científico e, ao retorno, deverá apresentar declaração de apresentação de trabalho que será parte integrante da prestação de conta das diárias concedidas. Esta norma é para qualquer bolsista, seja coordenador, supervisor ou licenciando.

8.      Diárias para bolsista professor da UFV serão pagas conforme simulação via SCDP que pode ser obtida nos respectivos departamentos e/ou unidades ou conforme a tabela abaixo

Valores de diárias para bolsistas docentes da UFV

 

O coordenador institucional poderá praticar valores menores que o estabelecido na tabela buscando a economicidade dos recursos. Quando o afastamento não exigir pernoite fora da sede ou o retorno ocorrer no mesmo dia, o beneficiário da diária fará jus somente à metade do valor da diária.

 

Deslocamentos para Brasília/Manaus/ Rio de Janeiro

Deslocamentos para Belo Horizonte/ Fortaleza/Porto Alegre/Recife/ Salvador/São Paulo

Deslocamentos para outras capitais de Estados

Demais deslocamentos

224,20

212,40

200,60

177,00

O dia do retorno será sempre metade do valor da diária.

9.      A Diária de professor supervisor é de R$140,00 (cento e quarenta reais).

10.  A diária de bolsista de ID é de R$130,00 (cem reais).

11.  Diárias podem ser solicitadas para o período do evento acrescido de um dia anterior e um dia posterior correspondentemente ao dia da partida e dia do retorno. O dia de retorno será sempre 50% do valor da diária.

12.  Diárias para coordenadores e qualquer outro bolsista será sempre um valor fracionário, uma vez que o dia de retorno será sempre 50% do valor da diária.

13.  Procedimentos para aquisição de passagens aéreas

a)    Passagens aéreas devem ser adquiridas em agências de turismo que emitem nota fiscal e a nota fiscal precisará constar o(s) nome(s) dos passageiros e roteiro da viagem. Não é necessário orçamentos para aquisição de passagem aérea uma vez que as agências sempre compram pelo menor preço.

b)   Coordenador deve contatar agência de turismo e solicitar orçamento, fornecendo os aeroportos de saída (Confins, Pampulha ou o aeroporto de Juiz de Fora)  e destino.

c)     Se a passagem for para bolsista de ID ou supervisor, decidir com o bolsista o aeroporto de saída (Confins, Pampulha ou o aeroporto de Juiz de Fora) e destino.

d)   Após análise do orçamento e, estando tudo correto, solicitar à agência que me envie o orçamento para aprovação e emissão dos bilhetes.

e)    A própria agência trará a nota fiscal para mim, após emissão dos bilhetes.

f)    Ao retorno é necessário que me traga a declaração de apresentação de trabalho( veja item 7 acima).

g)    Todo Bolsista que utilizar passagem aérea precisará trazer o Cartão de Embarque que será parte integrante dos documentos de prestação de contas (veja item 7 acima).

14.  Cópias de Xerox - Continuaremos contratando uma só copiadora, via contrato, e consequentemente haverá uma única nota fiscal mensal, que será lançado por mim. No entanto cada subprojeto precisa ter um registro à parte, não pela planilha, do total (apenas total e não valor) das cópias solicitadas.

15.  Formulário para solicitação de Xerox encontra-se na página do PIBID no endereço URL  http://www.pibid.ufv.br .

16.  Não é necessário aprovação do Coordenador Institucional para compras. É necessário sim, conhecer o seu saldo em cada item de despesa, por isso a necessidade da Planilha de Acompanhamento por todos os subprojetos.

17.  IMPORTANTE - Não tenho como emitir cheques  para valores pequenos (menor que 100 reais),  portanto faça uma previsão de gastos para o semestre (ou ano)  inteiro, inclua no orçamento todos os itens de pequeno valor e realize uma única compra.

 

Obs:

   Esta cartilha encontra-se em construção e quaisquer sugestões serão muito bem vindas, bastando me envia-las por e-mail.

 

 

 

 

 

 

Itens de despesa

I - Material de Consumo

MATERIAL EDUCATIVO E ESPORTIVO:

Registra o valor das despesas com materiais utilizados ou consumidos diretamente nas atividades educativas e esportivas de crianças e adultos, tais como: apitos, bolas, bonés, botas especiais, brinquedos educativos, calções, camisas de malha, chuteiras, cordas, esteiras, joelheiras, luvas, materiais pedagógicos, meias, óculos para motociclistas, patins, quimonos, raquetes, redes para prática de esportes, tênis e sapatilhas, tornozeleiras, touca para natação e afins.

 

 

MATERIAL DE EXPEDIENTE:

Registra o valor das despesas com alfinetes de aço; almofada para carimbo, material plástico, apagador; apontador de lápis, barbante, fitilho para amarração em material sintético (nylon), borracha, cadernos, caneta, marcador para quadro branco, caneta para retroprojetor, caneta marcador texto fluorescente, caneta hidrocor ou hidrográfica, capa para encadernação, carimbos em geral, cartolinas; classificador, caixas arquivo permanente (morto), em material plástico, de papelão, cestas para papéis, clipes, cola branca líquida ou bastão, colchetes, corretivo, clichês, chapas: plastiplate, zinco, couro marroquim, bandeja para papéis, elásticos; envelopes; espátula, espiral, esponjas, estêncil, estiletes, esferas para máquinas, esquadro, etiquetas auto-adesivas, extrator de grampos, fita adesiva, crepe, PVC; lápis, fios metálicos para folha cartão, giz escolar branco ou colorido; goma elástica, giz de cera, grafite para lapiseira, grampeadores, grampos; guia para arquivo, guia transparente para pasta suspensa, índices numéricos, alfabético ou alfanumérico para fichário; intercalador para fichário, lâmina p/ estilete, lápis, lapiseira, massa para modelar, papel: camurça, cartão, cartolina, celofane, crepom, seda, dobradura, laminado; papel para desenho, percevejos, papel almaço, papel sulfite, papel color set; papel em geral; pastas suspensa para arquivo, plástica, pasta AZ, pasta catálogo, pasta de papelão plastificada, pasta de projeção em papelão plastificada, pasta poliondas, pasta plástica com canaletas para encadernação, pastas em geral, placa de isopor, plaquetas de alumínio para identificação de bens móveis, pegadores de papel, percevejos, perfurador para papel, pinça, placas de acrílico, plásticos, porta-lápis, pincel, pincel atômico, régua, tesoura escolar, tinta guache.

MATERIAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS

Registra o valor das despesas com materiais utilizados no funcionamento e manutenção de sistemas de processamento de dados, tais como: pen drive, caneta LED, cartuchos de tinta, tonner, capas plásticas protetoras para micros e impressoras, CD-ROM virgem, etiqueta em formulário contínuo, fita magnética, fita para impressora, formulário contínuo, mouse PAD, pecas e acessórios para computadores e periféricos, recarga de cartuchos de tinta, toner para impressora laser, cartões magnéticos e afins.

 

MATERIAL DE LIMPEZA E PRODUÇÃO DE HIGIENIZAÇÃO

Registra o valor das despesas com materiais destinados ao uso em experimentos e laboratórios, tais como: álcool etílico, anticorrosivo, bomba para inseticida, capacho, cera, cesto para lixo, creme dental, desinfetante, desodorizante, detergente, escova de dente, escova para roupas e sapatos, espanador, esponja, estopa, flanela, inseticida, lustra-móveis, mangueira, naftalina, pá para lixo, palha de aço, panos para limpeza, papel higiênico, pasta para limpeza de utensílios, porta-sabão, removedor, rodo, sabão, sabonete, saco para lixo, saponáceo, soda cáustica, toalha de papel, vassoura e afins.

           

MATERIAL PARA ÁUDIO, VÍDEO E FOTO

Registra o valor das despesas com materiais de consumo de emprego direto em filmagem e revelação, ampliações e reproduções de sons e imagens, tais como: aetze especial para chapa de papel, álbuns para retratos, alto-falantes, antenas, artigos para gravação em acetato, filmes virgens, fitas virgens de áudio e vídeo, lâmpadas especiais, material para radiografia, microfilmagem e cinematografia, molduras, papel para revelação de fotografias, pegadores, reveladores e afins

 

MEDALHAS E TROFÉUS

Registra o valor das despesas com troféus e medalhas de baixo custo para as atividades na escola, tais como gincanas, olimpíadas e afins.

 

MEDALHAS E TROFÉUS

Registra o valor das despesas com troféus e medalhas de baixo custo para as atividades na escola, tais como gincanas, olimpíadas e afins.

 

 

II - Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica

SERVIÇOS DE CÓPIAS E REPRODUÇÃO DE DOCUMENTOS

Registra o valor da despesa com serviços de cópias xerográficas e reprodução de documentos para a realização das atividades do projeto

 

SERVIÇOS GRÁFICOS

Registra o valor das despesas com serviços de artes gráficas prestados por pessoa jurídica, tais como: confecção de impressos em geral (xérox, fotocópias, livros, revistas), encadernação de livros, revistas, impressão de banner, impressão de jornais, encartes, folder e assemelhados, composição gráfica, fotocomposição, clicheria, zincografia, litografia, fotolitografia, serigrafia e outras matrizes de impressão e afins.

 

SERVIÇO DE CONFECÇÃO DE CAMISETA

Registra o valor da despesa com serviço de confecção de camisetas de identificação dos bolsistas nas escolas


 

III – Diárias

 

DIÁRIA A BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Registra a despesa com pagamento de diária no país ou no exterior aos bolsistas de iniciação à docência participação em eventos.

 

DIÁRIA A COORDENADORES E SUPERVISORES

Registra a despesa com o pagamento de diária no país ou no exterior a coordenadores e supervisores bolsistas do projeto.

 

 

IV - Passagens e Despesas com Locomoção

 

PASSAGEM PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Registra a despesa com a aquisição de bilhete de passagem aérea, rodoviária, marítima, lacustre, fluvial no país e taxa de embarque para deslocamento do bolsista de iniciação à docência.

 

PASSAGEM PARA COORDENADORES E SUPERVISORES

Registra a despesa com a aquisição de bilhete de passagem aérea, rodoviária, marítima, lacustre, fluvial no país e taxa de embarque para deslocamento de coordenadores e supervisores bolsistas do projeto.

 

PASSAGEM PARA CONVIDADOS EXTERNOS

Registra a despesa com a aquisição de bilhete de passagem aérea, rodoviária, marítima, lacustre, fluvial no país e taxa de embarque para participação de palestrantes externos em evento do Pibid realizado na IES.

 

LOCAÇÃO DE VEÍCULO

Registra a despesa com a locação de veículos para deslocamento dos participantes do projeto.